A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal do Piauí
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869

Palavras-chave:

Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.

Resumo

Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo

Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE – FEUSP).

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 477–492, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.35869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação