A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Antônio Cabral Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26108

Palavras-chave:

Globalização, Pós-Graduação, Produção do conhecimento

Resumo

O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pós-graduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço privilegiado e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das  matrículas e do número de titulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Cabral Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra, Pt  e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A. A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CENÁRIOS DE GLOBALIZAÇÃO: RECORTES DA SITUAÇÃO BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 339–362, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26108. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26108. Acesso em: 25 abr. 2024.