EDUCAÇÃO SUPERIOR, INTERNACIONALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS: AJUSTANDO OS TERMOS E DESFAZENDO MITOS

Autores

  • Mário Luiz Neves de Azevedo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26103

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Superior, Ciência sem Fronteiras

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o fenômeno da internacionalização da educação superior, o compartilhamento da cultura e a circulação internacional de ideias. Dessa forma, o texto foi desenvolvido tendo por referência a "teoria dos campos sociais" de Pierre Bourdieu para investigar a atual manifestação da internacionalização da educação superior, que pode adquirir os sentidos da solidariedade ou da mercadorização. O artigo também trata a respeito do Programa "Ciências sem Fronteiras" e da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015” do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mário Luiz Neves de Azevedo: Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Curso de Graduação em Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do CNPq.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação desta Faculdade; professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) - USP. Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A. M. EDUCAÇÃO SUPERIOR, INTERNACIONALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS: AJUSTANDO OS TERMOS E DESFAZENDO MITOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 273–291, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26103. Acesso em: 29 mar. 2024.