FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG

Autores

  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Sandramara Matias Chaves Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25156

Palavras-chave:

Docência no ensino superior, Programa de formação docente da UFG, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estruturais, organizacionais, epistemológicas, didático-pedagógicas. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, mestre e doutora em educação, atua no
campo da Didática e Formação de Professores no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. É Coordenadora do Programa Formação para a Docência no Ensino Superior, nesta mesma instituição.

Sandramara Matias Chaves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, mestre e doutora em educação, atua no
campo da Didática, Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitora de Graduação nesta IES.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Rosa, D. E. G., & Chaves, S. M. (2013). FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA DA UFG. Revista Inter Ação, 38(1), 169–187. https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25156