IMPLICAÇÕES DA OPÇÃO METODOLÓGICA PELO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO-OESTE/BRASIL

Autores

  • Ruth Catarina De Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Formação de professores, Método.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa foi desenvolvida pela REDECENTRO – Rede de pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste. O presente trabalho tem como objetivo analisar nessa produção a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com a abordagem qualitativa, os objetivos e as conclusões construídas. Identificou-se falta de clareza entre o significado de método e abordagem do trabalho, e também dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade de superação dos objetivos serem mero cumprimento de uma formalidade, serem construídos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos,gnosiológicos e recuperados nas conclusões dos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Catarina De Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry (França). Professora do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/UFG. Vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e práticas educativas. Pesquisa temas relacionados aos professores(as). É coordenadora da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. É professora no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisa sobre professores(as). Vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e práticas educativas. É coordenadora/UFG da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

De Souza, R. C., & Magalhães, S. M. O. (2013). IMPLICAÇÕES DA OPÇÃO METODOLÓGICA PELO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO-OESTE/BRASIL. Revista Inter Ação, 38(1), 145–167. https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155