UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES NO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Gustavo Araújo Batista

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154

Palavras-chave:

Professor, Pesquisa educacional, Abordagem qualitativa, Estudo interinstitucional.

Resumo

Este artigo faz parte das atividades de pesquisas da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (2006; 2010), Weber (1989), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutora em Educação. Professora no Programa de Mestrado em Educação; Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia – NEPAFi na Universidade de Uberaba. Integrante da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente da Universitat de Barcelona. Pesquisadora nas áreas de arte, filosofia, educação, cultura e metodologia da pesquisa.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Antropóloga, doutora em Sociologia pela UNESP de Araraquara, professora do Programa de
Pós-graduação em Educação da UNIUBE, membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Rede de Pesquisadores sobre o Professor na Região Centro Oeste (REDECENTRO).

Gustavo Araújo Batista

Doutor em Educação pela Uni­versidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutor em Edu­cação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba. Pesquisador da rede de pesquisas sobre o professor da região Centro-Oeste (REDECENTRO).

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Bernardes, S. T. de A., Márques, F. T., & Batista, G. A. (2013). UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES NO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Inter Ação, 38(1), 129–143. https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154