FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS

Autores

  • Cleoni Maria Barbosa Fernandes Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Isabel Da Cunha Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25127

Palavras-chave:

formação de professores, cursos de licenciaturas, políticas educacionais, tendências na formação docente.

Resumo

Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca esta questão ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil, e refletindo sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente. Toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleoni Maria Barbosa Fernandes, Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela UFRGS, professora do professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS, pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, licenciaturas e práticas pedagógicas” e do Centro de Estudos de Educação Superior - CEEES, integrante da Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação - RIES .Bolsista do CNPq - Brasil.

Maria Isabel Da Cunha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS). Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). É pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

FERNANDES, C. M. B.; DA CUNHA, M. I. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 51–65, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i1.25127. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127. Acesso em: 28 mar. 2024.