RELATOS SOBRE “SALAS ALTERNATIVAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UM OLHAR NO PASSADO COM VISTAS PARA O FUTURO

Autores

  • Dulce Barros de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16721

Palavras-chave:

Salas Alternativas, Jovens e Adultos, Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

Resumo

Este artigo discute as alternativas encontradas pela Rede Estadual de Educação de Goiás para o atendimento de jovens e adultos com necessidades educativas especiais no início desse século. Trata-se de uma discussão baseada em pesquisa qualitativa de abordagem descritivo-reflexiva que utilizou como instrumentos de coleta de dados as técnicas de observação, entrevistas e análises de documentos. Objetivou analisar como as Salas Alternativas de Jovens e Adultos (SAEJA) se estruturaram e se desenvolveram para dar suporte às pessoas que historicamente foram marginalizadas e excluídas do sistema educacional brasileiro por não atenderem às suas exigências. Dentre as conclusões encontradas, destaca-se o descaso do governo estadual a essa população-alvo, sobretudo no que se refere à concepção de educação de jovens e adultos com necessidades educativas especiais, quer sejam por limitações intelectuais, sensoriais ou físicas, que ainda se encontram à margem de uma educação adequada e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

ALMEIDA, D. B. de. RELATOS SOBRE “SALAS ALTERNATIVAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UM OLHAR NO PASSADO COM VISTAS PARA O FUTURO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 525–538, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16721. Acesso em: 18 abr. 2024.