O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v26i2.1603

Resumo

Este trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes.

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Publicado

2007-08-31

Como Citar

RODRIGUES, C. A. C. O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 101–117, 2007. DOI: 10.5216/ia.v26i2.1603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603. Acesso em: 23 abr. 2024.