FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ARTICULAÇÕES QUE APONTAM PARA OUTRAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS E POTENCIALIZAM TRANSFORMAÇÕES DA REALIDADE

Autores

  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia
  • Adriane Lizbehd Halmann Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15041

Resumo

o contexto da educacao do campo, marcado por precariedades no acesso as tecnologias, nos leva a pensar uma formacao de professores que permita a apropriacao dos processos, linguagens, conceitos e logicas proprias das tecnologias digitais, como forma de potencializar o protagonismo dos professores. Visando compreender as demandas do campo e provocar transformacoes no contexto, foram desencadeadas acoes de pesquisa e ensino na Licenciatura em Educacao do Campo da UFBA, cuja analise, pautada nos registros da pesquisa e nas falas dos cursistas, e objeto deste artigo. Percebe-se que os cursistas, experimentando e experienciando outras formas de se comunicar, aprender, produzir conhecimento e cultura, tem superado dificuldades e estranhamentos, passando a atuar como co-autores de conhecimentos e acoes. Contudo, existem aspectos da pratica pedagogica e da proposta curricular que devem ser revistos para possibilitar uma maior articulacao das tecnologias com a formacao dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-23

Como Citar

BONILLA, M. H. S.; HALMANN, A. L. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ARTICULAÇÕES QUE APONTAM PARA OUTRAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS E POTENCIALIZAM TRANSFORMAÇÕES DA REALIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 285–308, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15041. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15041. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos vencedores do Concurso Anped/Secad (Edital n. 01/2010)