OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL

Autores

  • Luís Gustavo Alexandre Silva Fundação de Ensino Superior de Goiatuba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15038

Resumo

Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, em especial as implicações do processo de constituição da identidade social e política para a consolidação da gestão escolar democrática. O texto recupera a força cultural da hierarquia, do personalismo, do clientelismo político, do patrimonialismo e do moralismo religioso em um contexto tradicional e demonstra as consequências da articulação simbólica realizada pelo campo político ao transformar esses elementos culturais em significativos processos de dominação na organização e gestão da escola. As análises desenvolvidas são provenientes de um estudo de caso coletivo de natureza etnográfica em duas escolas públicas do município de Morrinhos no Estado de Goiás.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

SILVA, L. G. A. OS LIMITES CULTURAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM UM CONTEXTO TRADICIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 225–244, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15038. Acesso em: 19 abr. 2024.