SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO NO PROJETO AMIGOS DA ESCOLA: A ÓPTICA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina
  • Lizete Shizue Bomura Maciel Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15036

Resumo

O objetivo deste texto é o de apresentar uma discussão preliminar sobre o Projeto Amigos da Escola. O projeto, que teve início em 1999, é uma iniciativa da Rede Globo de Televisão, que o desenvolveu concomitantemente com o Projeto Brasil 500 Anos e o Comunidade Solidária, e destina-se a fortalecer a participação comunitária no esforço de melhoria da escola pública. Nesse sentido, pretende-se nesta análise preliminar questionar três aspectos que se desdobram em inúmeros outros também de extrema importância, e ponderar sobre eles, pois são fundamentais para a compreensão do projeto hegemônico neoliberal, que se consolidou em torno do tema solidariedade vinculado às questões educacionais: a tentativa do Estado de eximir-se de suas obrigações, repassando à comunidade a responsabilidade pelo funcionamento e manutenção da escola pública; a tentativa de privatização da escola pública, sob o argumento da falta de qualidade e do alto custo em relação ao benefício que proporciona para a população; a tentativa de denegrir a imagem dos profissionais da educação que atuam nas escolas públicas, bem como de questionar sua necessidade e função nas instituições escolares públicas, com a conclamação dos cidadãos para suprir as funções daqueles profissionais.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO NO PROJETO AMIGOS DA ESCOLA: A ÓPTICA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 179–200, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15036. Acesso em: 26 abr. 2024.