TRABALHO DOCENTE NA ANPED: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Sueli de Fatima Ourique de Avila Faculdades Integradas Maria Thereza e do Centro Universitário UniBennett
  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Maranhão
  • Denise Bessa Leda Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15028

Resumo

O texto analisa a produção sobre trabalho docente no ensino superior divulgada na base da ANPEd entre 1996 e 2009. Dos grupos de trabalho averiguaram-se o GT 09 e o GT 11, por se acreditar que seriam espaços prováveis de discussão dessa temática. Do total dos textos, apenas quinze apresentaram proximidade com essa categoria. Parte desses textos não são estudos que articulem o trabalho docente ao contexto do capitalismo. Há textos que destacam as transformações no mundo do trabalho e seus reflexos no trabalho docente e, partindo de uma abordagem crítica, analisam como esse processo repercute na: exploração, perda de direitos e alienação dos trabalhadores. Ressalta-se um aspecto que não foi abordado satisfatoriamente: os efeitos psicossociais desencadeados, sobretudo o sofrimento impingido aos docentes frente a um cenário tão adverso.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

AVILA, S. de F. O. de; RIBEIRO, C. V. dos S.; LEDA, D. B. TRABALHO DOCENTE NA ANPED: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 63–80, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15028. Acesso em: 20 abr. 2024.