OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Ângela Cristina Belém Mascarenhas
  • Míriam Bianca Amaral Ribeiro
  • Simei Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1401

Resumo

Este artigo discute os conceitos fundamentais das ciências humanas e a formação de professores. A discussão é baseada em pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Objetiva analisar as concepções dos professores sobre realidade social, violência, liberdade e disciplina e sobre a questão da formação do professor. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Redações dos professores foram instrumentos de coleta de dados. Entre as conclusões, destacamos que a maioria dos professores, ao abordar a relação entre sociedade e violência escolar, concebe-a com distanciamento, propondo soluções com base na reorganização do trabalho pedagógico e da redefinição da formação do professor. Os professores atribuem sobretudo à desestruturação familiar a causa principal da indisciplina e da violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-04

Como Citar

MASCARENHAS, Ângela C. B.; RIBEIRO, M. B. A.; SILVA, S. A. OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 91–109, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i1.1401. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1401. Acesso em: 19 abr. 2024.