PESQUISA DE MICRORGANISMOS EM UTENSÍLIOS, LEITE E QUEIJOS DE PRODUÇÃO ARTESANAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO.

Autores

  • Jonathan Johanz Quiroz Zegarra
  • Rita de Cassia Campbell Machado Botteon UFRJ
  • Bruno César Ribeiro da Silva Oliveira
  • Paulo de Tarso Landgraf Botteon UFRRJ
  • Miliane Moreira de Souza UFRRJ

Palavras-chave:

Tecnlogia de leite, queilos

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido para avaliar aspectos higiênico-sanitários da produção artesanal de queijo minas frescal em pequenas unidades de produção em um assentamento de reforma agrária em Seropédica, RJ. Analisaram-se amostras de leite, queijo e utensílios utilizados em diferentes etapas da linha de produção. Verificou-se a presença de microrganismos diversos, incluindo-se Salmonella spp. em uma amostra de queijo. Os principais agentes isolados foram Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus schleiferi coagulans, Staphylococcus spp., Enterobacter spp., Enterobacter aerogenes, Bacillus spp, Klebsiella pneumoniae, Streptococcus uberis, Streptococcus spp. e Micrococcus spp. Isolaram-se microrganismos de quartos mamários de vacas com mastite clínica ou subclínica, de amostras de leite do latão, de utensílios e recipientes utilizados na linha de produção, assim como do queijo, confirmando a inadequação do tratamento térmico e das práticas de higiene adotadas para os utensílios. A má qualidade higiênica do queijo produzido no assentamento constitui uma preocupação, haja vista que alguns dos agentes isolados representam risco à saúde, uma vez que o produto é comercializado diretamente ao consumidor.

PALAVRAS-CHAVES: Qualidade higiênica, queijo minas frescal artesanal, segurança alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Johanz Quiroz Zegarra

Mestrando em Medicina Veterinária da UFRuralRJ

Rita de Cassia Campbell Machado Botteon, UFRJ

Docente do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária do Instituto de Veterinária da UFRuralRJ – UFRRJ / IV / DMCV

Bruno César Ribeiro da Silva Oliveira

Mestrando em Reprodução Animal - UFF

Paulo de Tarso Landgraf Botteon, UFRRJ

Docente do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária do Instituto de Veterinária da UFRuralRJ – UFRRJ / IV / DMCV

Miliane Moreira de Souza, UFRRJ

Docente do Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária do Instituto de Veterinária da UFRuralRJ

Downloads

Publicado

03-04-2009

Como Citar

Zegarra, J. J. Q., Botteon, R. de C. C. M., Oliveira, B. C. R. da S., Botteon, P. de T. L., & de Souza, M. M. (2009). PESQUISA DE MICRORGANISMOS EM UTENSÍLIOS, LEITE E QUEIJOS DE PRODUÇÃO ARTESANAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RIO DE JANEIRO. Ciência Animal Brasileira, 10(1), 312–321. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/425

Edição

Seção

Medicina Veterinária