ORQUIECTOMIA EM BOVINOS EMPREGANDO ABRAÇADEIRA DE NÁILON NA HEMOSTASIA PREVENTIVA: EFEITO DA ESTAÇÃO DO ANO, MÉTODO DE CONTENÇÃO E TÉCNICA CIRÚRGICA

Autores

  • Luiz Antonio Franco da Silva EV/UFG
  • Anna Carolina da Costa EV/UFG
  • Lorena Karine Soares EV/UFG
  • Naida Cristina Borges EV/UFG
  • Jorge Luis Ferreira EV/UFG
  • Leonardo Lamaro cardoso EV/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.3003

Palavras-chave:

Abraçadeira de náilon, bovinos, castração, pós-operatório.

Resumo

A orquiectomia pode ser praticada mediante a utilização de diferentes procedimentos cirúrgicos – método de duas incisões laterais (IL), de incisão transversal (IT) e secção do funículo espermático por meio do burdizzo. Avaliaram-se o efeito da estação do ano, o método de contenção e a técnica cirúrgica sobre a recuperação de bovinos mestiços (Zebu x Europeu) orquiectomizados empregando a abraçadeira de náilon na hemostasia preventiva. O estudo foi desenvolvido em uma propriedade rural, com 168 bovinos, machos, dezoito meses de idade e peso médio de 290 Kg, nos meses de maio de 2005 e janeiro de 2006. Distribuíram-se os animais em oito grupos compostos por 21 bovinos (GI, GII, GIII, GIV, GV, GVI, GVII, GVIII), para verificar as complicações pós-operátorias e a evolução clínica da cicatrização, nos dias três, 23, 43 e 63 dias após o procedimento. Conclui-se que a orquiectomia em bovinos realizada no mês de maio, mediante o emprego do método de contenção em bretes, resultou em menores índices de complicações pós-operatórias. As técnicas cirúrgicas não influenciaram na ocorrência de complicações. A abraçadeira de náilon mostrou-se eficiente na hemostasia preventiva.

PALAVRAS-CHAVES: Abraçadeira de náilon, bovinos, castração, pós-operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Franco da Silva, EV/UFG

Médico Veterinário, Professor Doutor da disciplina de Clínica Cirúrgica Animal do Depto de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás. Rua 18 A, n. 591, apto 502, Ed. Acauã, Setor Aeroporto, CEP 74070-060 Goiânia – GO- Brasil. E-mail: lafranco@vet.ufg.br. Autor para correspondência.

Anna Carolina da Costa, EV/UFG

Acadêmicos de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás. Bolsistas de Iniciação Científica/CNPq – Goiânia - GO.

Lorena Karine Soares, EV/UFG

Acadêmicos de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás. Bolsistas de Iniciação Científica/CNPq – Goiânia - GO.

Naida Cristina Borges, EV/UFG

Médica Veterinária, Professora Doutora, Setor de Diagnóstico por Imagem, Hospital Veterinário, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO.

Jorge Luis Ferreira, EV/UFG

Médico Veterinário, Doutorando em Ciência Animal, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás.

Leonardo Lamaro cardoso, EV/UFG

Aluno da Graduação- Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2009-04-03

Como Citar

SILVA, L. A. F. da; COSTA, A. C. da; SOARES, L. K.; BORGES, N. C.; FERREIRA, J. L.; CARDOSO, L. L. ORQUIECTOMIA EM BOVINOS EMPREGANDO ABRAÇADEIRA DE NÁILON NA HEMOSTASIA PREVENTIVA: EFEITO DA ESTAÇÃO DO ANO, MÉTODO DE CONTENÇÃO E TÉCNICA CIRÚRGICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 261–270, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.3003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária