COMPARAÇÃO DO MÉTODO DA AMPUTAÇÃO DO II E III METACARPIANOS (PINIONING) E DA TERMOCAUTERIZAÇÃO PARA COIBIR O VÔO EM POMBOS (Columbia livia)

  • Luiz Antônio Franco da Silva
  • Liliana Borges de Menezes
  • Alessandra da Silva Batista
  • Ediane Batista da Silva
  • Bruno Rodrigues Trindade
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti
  • Andrecí Maria de Trindade
  • Alexandre Barbosa de Brito

Resumo

Esse estudo teve como objetivo avaliar o efeito da termocauterização do folículo após a remoção das penas rêmiges primárias e da amputação do II e III metacarpianos (pinioning) para coibir o vôo em pombos (Columba livia). Foram utilizadas trinta aves adultas, distribuídas de forma igualitária entre machos e fêmeas. Os animais foram alocados ao acaso em três grupos de dez animais. Nas aves do grupo 1 utilizou-se a técnica de pinioning; nas do grupo 2 praticou-se a termocauterização do folículo após a remoção das penas rêmiges primárias. O grupo 3 foi utilizado como controle. Quando se utilizou a técnica de pinioning, não houve crescimento das penas rêmiges primárias, exceto em um pássaro (10%), em que os ossos foram amputados no ponto médio entre as articulações carpo-metacarpo e falange. No grupo em que se utilizou a termocauterização, observaramse no pós-operatório necrose e sinais típicos de queimaduras, além de reposição parcial ou total das penas rêmiges primárias. Nesse grupo duas aves voaram normalmente, três voaram com dificuldade, duas alçaram vôos baixos e curtos e três não voaram. Avaliando os dois procedimentos, concluiu-se que a técnica de pinioning coibiu o vôo em 100% das aves operadas enquanto a termocauterização só coibiu 20%. PALAVRAS-CHAVE: Asa, pinionig, termocauterização, pombo (Columbia livia).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
25-10-2006
Como Citar
Silva, L. A. F. da, Menezes, L. B. de, Batista, A. da S., Silva, E. B. da, Trindade, B. R., Fioravanti, M. C. S., Trindade, A. M. de, & Brito, A. B. de. (2006). COMPARAÇÃO DO MÉTODO DA AMPUTAÇÃO DO II E III METACARPIANOS (PINIONING) E DA TERMOCAUTERIZAÇÃO PARA COIBIR O VÔO EM POMBOS (Columbia livia). Ciência Animal Brasileira, 4(1), 85-90. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/293
Seção
Medicina Veterinária