CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICOS DAS ENFERMIDADES PODAIS EM VACAS LACTANTES DO MUNICÍPIO DE ORIZONA - GO
Resumo
As afecções podais dos bovinos apresentam grande variação clínica e resultam em perdas econômicas significativas para os criatórios. Este estudo teve como finalidade classificar e estabelecer a prevalência de doenças de casco em vacas lactantes na bacia leiteira do município de Orizona, GO. Foram observadas 755 vacas de raças leiteiras para a detecção de claudicação. Os animais com claudicação foram contidos em bretes para realização do exame clínico dos cascos, diagnóstico e classificação das enfermidades encontradas, seguindo os critérios adotados por Greenough et al. (1983), Silva (1997) e Ramos (1999). Do total de vacas examinadas, 224 (29,67%) apresentaram pelo menos um tipo de lesão nos cascos e 10 mostraram dois tipos diferentes de lesões. Dentre as 234 lesões observadas, 87,66% foram encontradas nos membros pélvicos e 12,34% nos torácicos. As enfermidades de maior ocorrência foram dermatite digital (24,36%), dermatite verrucosa (14,53%) e pododermatite séptica (13,68%). A inspeção das propriedades mostrou que seis (85,71%) possuíam solos duros, três (42,85%) solos pedregosos e quatro (57,14%) pisos irregulares nos estábulos. Todas as propriedades apresentavam higienização deficiente das instalações e dos piquetes. A realização do exame clínico específico foi decisiva para a classificação das lesões e o estabelecimento do diagnóstico. PALAVRAS-CHAVE: Bovino, casco, prevalência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
23-10-2006
Como Citar
Silva, L. A. F. da, Silva, L. M. da, Romani, A. F., Rabelo, R. E., Fioravanti, M. C. S., Souza, T. M. de, & Silva, C. A. da. (2006). CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICOS DAS ENFERMIDADES PODAIS EM VACAS LACTANTES DO MUNICÍPIO DE ORIZONA - GO. Ciência Animal Brasileira, 2(2), 119-126. https://doi.org/10.5216/cab.v2i2.264
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).