ASPECTOS MACROSCÓPICOS, MORFOLÓGICOS E MORFOMÉTRICOS DO BAÇO DE RATOS APÓS O CLAMPEAMENTO TOTAL DO PEDÍCULO HEPÁTICO

Autores

  • Silvio Henrique Freitas Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Joaquim Evêncio-Neto UFRPE
  • Renato Gebara Sampaio Dória Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Fabio Souza Mendonça Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Manuel Jesus Simões Universidade Federal de São Paulo
  • Lázaro Manoel Camargo Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Abrão Antonio Sébe Univresidade de Cuiabá - UNIC

Palavras-chave:

Patologia Animal

Resumo

Uma das complicações do clampeamento total do pedículo hepático é a congestão esplâncnica e, consequentemente, a congestão esplênica. Este trabalho teve como objetivo observar as alterações macroscópicas, morfológicas e morfométricas que ocorreram no baço com a isquemia produzida pelo clampeamento do pedículo hepático. Para tanto, utilizaram-se quarenta ratos machos, divididos em quatro grupos de dez animais. Não se submeteu o grupo controle (C) à isquemia. Por sua vez, submeteram-se os grupos experimentais (E1, E2 e E3) ao clampeamento total por dez, vinte e trinta minutos, respectivamente. Após esses períodos, fragmentos do baço foram retirados e analisados histologicamente pela técnica de Hematoxilina-eosina e Ferrocianeto-férrico. Os resultados mostraram alterações microscópicas nos grupos E1, E2 e E3, que permitem concluir que o clampeamento total do pedículo hepático promove intensa congestão vascular, aumento de grânulos de hemossiderina, diminuição da polpa branca e aumento da polpa vermelha, sendo essas alterações mais intensas aos trinta minutos. 
PALAVRAS-CHAVES: Baço, congestão, hemossiderina, rato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Henrique Freitas, Universidade de Cuiabá - UNIC

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1995) , especialização em Especialização em Medicina Veterinária Área de Con pela Universidade Federal de Goiás (1997) e mestrado e doutorando em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) . Atualmente é Professor Clínica Cirúrgica Veterinária, Técnica Cirúrgica e Anestesiologia, Prát hosp em Clín Cirúr e Anest da e Histologia da Universidade de Cuiabá. Tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal.

Downloads

Publicado

17-12-2009

Como Citar

Freitas, S. H., Evêncio-Neto, J., Sampaio Dória, R. G., Souza Mendonça, F., Simões, M. J., Camargo, L. M., & Sébe, A. A. (2009). ASPECTOS MACROSCÓPICOS, MORFOLÓGICOS E MORFOMÉTRICOS DO BAÇO DE RATOS APÓS O CLAMPEAMENTO TOTAL DO PEDÍCULO HEPÁTICO. Ciência Animal Brasileira, 10(4), 1216–1224. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/2452

Edição

Seção

Medicina Veterinária