CARCINOMA DÉRMICO DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM GALO (Gallus gallus domesticus) GERIÁTRICO

  • Kilder Dantas Filgueira UFERSA
  • Paulo Fernando Cisneiros da Costa Reis UFERSA
Palavras-chave: Oncologia Veterinária

Resumo

O carcinoma de células escamosas é a neoplasia epitelial maligna mais comum dos mamíferos domésticos, embora ocorram descrições em várias espécies de aves. Entre os galináceos, esse tumor é incomum e os animais afetados são na maioria adultos e idosos. A forma cutânea corresponde à mais frequente em aves. O carcinoma de células escamosas é altamente invasivo e de malignidade variável, dependendo da sua localização. Em virtude do reduzido número de relatos de neoplasias cutâneas em aves, o presente trabalho objetivou a descrição de um caso de carcinoma dérmico de células escamosas em um galo doméstico geriátrico. Um galináceo (Gallus gallus domesticus), macho, dez anos de idade, foi apresentado com um tumor cutâneo, de crescimento progressivo. O paciente foi submetido ao exame físico e diante das alterações encontradas optou-se pela excisão cirúrgica da neoformação. Submeteu-se a amostra ao exame histopatológico. Clinicamente, foi constatado um tumor cutâneo ulcerado, com crostas, limites imprecisos e aderência aos tecidos adjacentes, localizado na parte distal do membro pélvico esquerdo. A histopatologia revelou um quadro morfológico compatível com carcinoma dérmico de células escamosas, moderadamente diferenciado e infiltrativo. Transcorridos três meses do pós-cirúrgico, observou-se sinal de recidiva da neoplasia.

PALAVRAS-CHAVES: Carcinoma de células escamosas, galináceo, neoplasias cutâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilder Dantas Filgueira, UFERSA

Hospital Veterinário “Dr. Jerônimo Dix-Huit Rosado”, UFERSA, BR 110, km 47, Costa e Silva, CEP 59625-900, Mossoró, RN, Brasil.

Paulo Fernando Cisneiros da Costa Reis, UFERSA

Hospital Veterinário “Dr. Jerônimo Dix-Huit Rosado”, UFERSA, BR 110, km 47, Costa e Silva, CEP 59625-900, Mossoró, RN, Brasil.

Publicado
30-09-2009
Como Citar
Filgueira, K. D., & da Costa Reis, P. F. C. (2009). CARCINOMA DÉRMICO DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM GALO (Gallus gallus domesticus) GERIÁTRICO. Ciência Animal Brasileira, 10(3), 997-1001. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/2402
Seção
Relato de caso