ANÁLISE DA ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS DO PLEXO BRAQUIAL DA PACA (Agouti paca, LINNAEUS, 1766)

Autores

  • Alessandra Regina Freixo Scavone
  • Márcia Rita Fernandes Machado
  • Gregório Corrêa Guimarães
  • Fabrício Singaretti Oliveira UEM-Universidade Estadual de Maringá
  • Sílvia Helena Brendolan Gerbasi

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1100

Palavras-chave:

Ciência Básica, Morfologia Animal

Resumo

O plexo braquial é um conjunto de nervos que surge na região medular cervicotorácica e que se distribui pelos membros torácicos e porção interna do tórax. O plexo braquial de oito pacas foi dissecado para evidenciação da origem e distribuição de seus nervos. O nervo supraescapular distribuía-se para os músculos supra e infra-espinhal, e o subescapular para o músculo subescapular. O nervo axilar ramificava-se para os músculos redondo maior, subescapular, redondo menor e deltóide. Os nervos ulnar e mediano ramificavam-se para a musculatura do antebraço, e o musculocutâneo para os músculos coracobraquial, bíceps braquial e braquial. O nervo radial abrangia o músculo tríceps braquial, tensor da fáscia do antebraço e ancôneo. O nervo torácico longo e o toracodorsal emitiam ramos para o músculo grande dorsal, e o torácico lateral para o músculo cutâneo do tronco. Os nervos peitorais craniais ramificavam-se no músculo peitoral profundo, e os nervos peitorais caudais distribuíam-se para o músculo peitoral superficial. O plexo braquial da paca é formado por doze pares de nervos com origens distintas, os quais surgem do quinto par de nervos cervicais até o segundo par de nervos torácicos, não havendo troncos ou cordões na formação destes.

PALAVRAS-CHAVES: Agouti paca, distribuição, plexo braquial, sistema nervoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Singaretti Oliveira, UEM-Universidade Estadual de Maringá

Sou graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), com mestrado (2002) e doutorado (2004) em Cirurgia Veterinária pela mesma Instituição. De 2002 a 2006 fui professor do Curso de Med. Veterinária da UNICASTELO, Fernandópolis, SP, e atualmente sou professor adjunto efetivo do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nas Disciplinas "Anatomia Animal I e II e Fisiologia Animal I e II". Trabalho com Anatomia e Fisiologia Animal, e Medicina de Animais Selvagens.

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

SCAVONE, A. R. F.; MACHADO, M. R. F.; GUIMARÃES, G. C.; OLIVEIRA, F. S.; GERBASI, S. H. B. ANÁLISE DA ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS DO PLEXO BRAQUIAL DA PACA (Agouti paca, LINNAEUS, 1766). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1046–1055, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1100. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária