HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

  • Rita de Cássia Mitle Kulnig Departamento de Educação da Faculdade de Aracruz, Aracruz, ES
  • Sílvia Cristina de Freitas Feldberg Ambulatório de Neuroplasticidade – UNIFESP
  • Elaine Cristina Vasconcelos Ambulatório de Neuroplasticidade – INIFESP
  • Liara Rodrigues de Oliveira Mestranda do Programa de Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP
  • Luciene Aparecida Felipe Siccherino Doutoranda do Programa de Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP
  • Simone Paludeto Mestre em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP
  • Maria Regina Maluf Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Brasil: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as práticas de ensino da linguagem escrita que professoras alfabetizadoras consideram como geradoras de bons resultados na aprendizagem, bem como verificar em que medida essas práticas são consistentes com o enfoque metalinguístico da alfabetização. A análise das quatorze entrevistas realizadas foi feita por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os resultados encontrados apontaram relatos de atividades de sensibilização à linguagem escrita, de avaliação de etapas de aprendizagem e de ensino específico de habilidades de leitura e escrita. Concluiu-se que em relação à terceira categoria de atividades, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da consciência fonológica foram as mais citadas pelas professoras. Também foram mencionadas atividades que estimulam a reflexão metalinguística lexical e sintática. O estudo aponta para a necessidade de realização de pesquisas mais sistemáticas que se aprofundem no conhecimento das práticas mais efetivas para o favorecimento da aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2011
Como Citar
Kulnig, R. de C. M., Feldberg, S. C. de F., Vasconcelos, E. C., Oliveira, L. R. de, Siccherino, L. A. F., Paludeto, S., & Maluf, M. R. (2011). HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. Poíesis Pedagógica, 8(2), 74-91. https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14060