MICROAGREGADOS ESTÁVEIS E RESERVA DE NUTRIENTES EM LATOSSOLO VERMELHO SOB PASTAGEM EM REGIÃO DE CERRADO

Autores

  • Diego Lang Burak Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maurício Paulo Ferreira Fontes
  • Thierry Becquer

Palavras-chave:

Agregados do solo, fracionamento físico, macronutrientes, micronutrientes, estoque de matéria orgânica

Resumo

Nutrientes preservados em microagregados podem constituir reserva importante em solos altamente intemperizados. Com o objetivo de melhor compreender a distribuição de nutrientes em microagregados contidos em frações granulométricas de 200-50 um e 50-20 um, de um Latossolo Vermelho distrófico típico, utilizou-se um procedimento de fracionamento físico, adaptado para o objetivo deste estudo, em conjunto com análises químicas e mineralógicas. Parte destas frações foi caracterizada como microagregados constituídos por minerais da fração argila e silte, com altos teores de macro e micronutrientes. P, Cu, Mn e Zn foram mais eficientemente acumulados nos microagregados e menos susceptíveis à remoção, pela ação do intemperismo e lixiviação, em comparação ao K e Mg. Maiores teores de C foram encontrados nos microagregados de 50-20 um do horizonte superficial, devido à proteção física mais eficiente contra a mineralização. Os estoques de macro e micronutrientes (teores totais), nos microagregados (200-50 um e 50-20 um), corresponderam a 5-19% do total de nutrientes no solo, e 24-26% do total de carbono do solo esteve sequestrado nestes microagregados. Apesar da baixa capacidade de reserva destes microagregados, eles tornam-se um compartimento de alta estabilidade, com maior eficiência na função de preservar os nutrientes, frente à degradação física e ao intemperismo e lixiviação.


PALAVRAS-CHAVE: Agregados do solo; fracionamento físico; macronutrientes; micronutrientes; estoque de matéria orgânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Lang Burak, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e, atualmente, bolsista de pós-doutorado na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

14-06-2011

Como Citar

BURAK, D. L.; FONTES, M. P. F.; BECQUER, T. MICROAGREGADOS ESTÁVEIS E RESERVA DE NUTRIENTES EM LATOSSOLO VERMELHO SOB PASTAGEM EM REGIÃO DE CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 229–241, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/8771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo