USO DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA ENRIQUECIDO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO DE SAMAMBAIAS

Autores

  • Dilermando Dourado Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Maria Geralda Vilela Rodrigues Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Márcia Maria Dias
  • Elka Fabiana Aparecida Almeida Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Flávia Vieira de Souza
  • Helenita Pereira Rodrigues
  • Suerlani Aparecida Ferreira Moreira

Palavras-chave:

Polypodium persicifolium var. mettenii Desv., análise foliar, nutrientes minerais, Dicksonia sellowiana, substratos alternativos

Resumo

A proibição do uso de substratos à base de fibra de xaxim, devido à sua matéria-prima (Dicksonia sellowiana) estar ameaçada de extinção, levou à necessidade de se selecionar substratos alternativos. A bananicultura gera um grande volume de resíduos de pseudocaule, que, por suas características físicoquímicas, podem ser uma alternativa na composição de substratos para plantas ornamentais, em substituição à fibra de xaxim, principalmente se associada à adubação. O presente trabalho objetivou determinar a produção de biomassa, estado nutricional e disponibilidade de nutrientes para samambaias, testando-se substratos contendo fibra de xaxim (FX) e pseudocaule de bananeira (PB), e adubação com N e P. Os substratos apresentaram proporções de areia:solo:FX e de areia:solo:PB, numa relação 1:1:2, em volume. Testaram-se doses de 0 mg dm-3; 68,5 mg dm-3; 137,0 mg dm-3; 205,5 mg dm-3; e 374,0 mg dm-3 de N e de 0 mg dm-3; 97,7 mg dm-3; 195,4 mg dm-3; 291,9 mg dm-3; e 390,8 mg dm-3 de P2O5. O número de folhas emitidas pela samambaia não diferiu, significativamente, em resposta aos substratos ou às doses de N e P2O5, verificando-se semelhante comportamento na maioria das avaliações minerais do substrato e da planta. Conclui-se que o PB é um promissor material a ser utilizado como componente de substratos para samambaias, em substituição à FX.

PALAVRAS-CHAVE: Polypodium persicifolium var. mettenii Desv.; análise foliar; nutrientes minerais; Dicksonia sellowiana; substratos alternativos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geralda Vilela Rodrigues, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

pesquisadora da Epamig, Regional do Norte de Minas, em fruticultura tropical, principalmente banana e abacaxi. Iniciando trabalhos com mandioca.

Downloads

Publicado

18-02-2010

Como Citar

PACHECO, D. D.; RODRIGUES, M. G. V.; DIAS, M. M.; ALMEIDA, E. F. A.; SOUZA, F. V. de; RODRIGUES, H. P.; MOREIRA, S. A. F. USO DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA ENRIQUECIDO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO DE SAMAMBAIAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 53–60, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/5683. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal