ANÁLISE ECONÔMICA DE DIFERENTES PRÁTICAS CULTURAIS NA CULTURA DO MILHO

  • Renata Alves de Aguiar Universidade Federal de Goiás
  • Pedro Marques da Silveira Embrapa Arroz e Feijão
  • José Aloísio Alves Moreira Embrapa Arroz e Feijão
  • Alcido Elenor Wander Embrapa Arroz e Feijão
Palavras-chave: Relação benefício/custo, Mucuna aterrima, Crotalaria juncea, nutrição mineral

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar, economicamente, as diferentes práticas culturais na cultura do milho, envolvendo sistemas de manejo do solo, com a utilização de plantas de cobertura,híbridos e doses de nitrogênio em cobertura, para obtenção da relação benefício/custo das diferentes práticas. O experimento foi conduzido com milho safrinha, na Embrapa Arroz e Feijão, em Latossolo Vermelho Distrófico.O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três repetições, em arranjo de parcelas sub-subdivididas. As parcelas foram formadas por quatro tipos de manejo do solo: plantio direto do milho sobre palhada de mucuna preta; plantio direto sobre palhada de crotalária juncea; plantio direto sobre vegetação infestante (pousio); e plantio do milho no sistema de preparo convencional. As subparcelas foram formadas por cinco doses de nitrogênio/uréia em cobertura (0 kg ha-1, 45 kg ha-1, 90 kg ha-1, 180 kg ha-1 e 360 kg ha-1) e as sub-subparcelas por quatro híbridos de milho (BRS 3003, AG 1051, Milho Verde HT-1 e Milho Verde HT-2). A análise da relação benefício/custo foi realizada com base em preços de materiais e serviços levantados em abril de 2007, sendo viável, economicamente, uma relação superior a 1,0. O melhor manejo do solo, quanto à relação benefício/custo, é o pousio, sem adição de nitrogênio em cobertura, seguido do sistema de plantio convencional, com 45 kg ha-1 em cobertura.

PALAVRAS-CHAVE: Relação benefício/custo; Mucuna aterrima; Crotalaria juncea; nutrição mineral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alves de Aguiar, Universidade Federal de Goiás
Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Mestrado em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2008), com trabalho desenvolvido na Embrapa Arroz e Feijão. Atualmente cursando Doutorado em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás, porém com trabalho em desenvolvimento na Unilever.
Pedro Marques da Silveira, Embrapa Arroz e Feijão
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1973) , mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1986) . Atualmente é PESQUISADOR da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Professor Convidado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Engenharia de Água e Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aeracao do Solo, Drenagem, Drenagem Interna, Excesso de Agua, Feijao e Manejo da Irrigacao.
José Aloísio Alves Moreira, Embrapa Arroz e Feijão
Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1975), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo e da Água) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982) e Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na Embrapa Arroz e Feijão e Professor da Universidade Estadual de Goiás, Campi de Ipameri e Anápolis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, Irrigação e Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Phaseolus vulgaris, Zea mays, Oryza sativa, Agricultura orgânica, Sistema Plantio Direto, Irrigação, Consumo de água pelas culturas de grãos, Sistemas agrícolas orgânicos, Adubação e Adubos verdes, Física de Solos, Sistema Solo-Água-Planta.
Alcido Elenor Wander, Embrapa Arroz e Feijão
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Kassel (1996), mestrado em Sócio-Economia Rural - Georg August Universität Göttingen (1998) e doutorado em Economia Rural - Georg August Universität Göttingen (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, professor titular da Faculdade Alfa, Membro do Corpo Editorial dos seguintes periódicos: - Revista de Economia (Curitiba) , - Magistra (0102-5333) e - Ciência Rural (0103-8478). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, viabilidade econômica, agronegócio, custos de produção e agricultural research.
Publicado
13-11-2008
Como Citar
DE AGUIAR, R. A.; MARQUES DA SILVEIRA, P.; ALVES MOREIRA, J. A.; WANDER, A. E. ANÁLISE ECONÔMICA DE DIFERENTES PRÁTICAS CULTURAIS NA CULTURA DO MILHO. Pesquisa Agropecuária Tropical (Agricultural Research in the Tropics), v. 38, n. 4, p. 241-248, 13 nov. 2008.
Seção
Artigo Científico