ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE UM FOCO DE TUNGÍASE (Tunga penetrans, SIPHONAPTERA) EM UM SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE

Autores

  • Doralice Pedroso de Paiva EMBRAPA
  • Jurij Sobestiansky EMBRAPA
  • Osmar Antônio Dalla Costa EMBRAPA
  • D. Varaschin EMATER-RS

Palavras-chave:

Tunga penetrans, bicho-de-pé, tungíase, sistema intensivo de suínos criados ao ar livre, agalaxia

Resumo

O sistema intensivo de produção de suínos criados ao ar livre (SISCAL) é caracterizado por manter os suínos em piquetes com cobertura vegetal, nas fases de reprodução, maternidade e creche, cercados com tela e/ou fios de arame eletrificado. Este trabalho teve por objetivo relatar aspectos epidemiológicos de um foco de tungíase ocorrido em um SISCAL. Foram examinados clinicamente 72 animais, sendo 6 cachaços, 9 fêmeas lactantes, 13 em gestação e 6 em cobrição, 20 leitões lactantes e 34 leitões desmamados e transferidos para unidades de terminação. Verificou-se que nenhum dos cachaços estava infestado (granja 1= 48) e que em 50% do total de fêmeas examinadas ocorreram lesões com maior freqüência nos tetos, o que nas porcas lactantes deu origem à agalaxia por obstrução do canal galactóforo ocasionando involução da glândula mamária. Em 90% dos leitões lactantes constatou-se dificuldade de locomoção causada pela presença do parasito na região plantar do casco e 25% apresentavam, além disto, lesões no jarrete. Dos leitões desmamados transferidos para unidades de terminação em confinamento, com 40-47 dias (granja 2, n=24) e com 70 dias (granja 3, n= 10) de idade 100% e 80%, respectivamente. ainda apresentavam lesões semelhantes às observadas em leitões lactantes. Conclui-se que a tungíase pode afetar suínos criados ao ar livre podendo causar agalaxia em porcas lactantes e dificuldade de locomoção em leitões lactantes e desmamados.

PALAVRAS-CHAVE: Tunga penetrans; bicho-de-pé; tungíase; sistema intensivo de suínos criados ao ar livre; agalaxia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2007

Como Citar

PAIVA, D. P. de; SOBESTIANSKY, J.; COSTA, O. A. D.; VARASCHIN, D. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE UM FOCO DE TUNGÍASE (Tunga penetrans, SIPHONAPTERA) EM UM SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 7–14, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2948. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico