INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO DE Oebalus poecilus (HETEROPTERA: PENTATOMIDADE) NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS EM GENÓTIPOS DE ARROZ (Oryza sativa) IRRIGADO

Autores

  • Graciela Suely Chaves
  • Evane Ferreira
  • Antonio Henrique Garcia

Palavras-chave:

Praga, inseto, resitência

Resumo

O percevejo das panículas do arroz, Oebalus poecilus (Dallas 1851) (Heteroptera- Pentatomidae), ocorre em todas as regiões produtoras de arroz do Brasil, sendo mais comum nas lavouras estabelecidas em várzeas, alimentado-se da ráquis e das espiguetas em formação, causando grandes perdas quantitativas e qualitativas tornando-se, assim, numa das principais pragas dos arrozais. O objetivo do trabalho foi avaliar, em casa de vegetação, as perdas causadas por um ou dois percevejos adultos por espiguetas, em 13 genótipos de arroz irrigado, através da emergência de plântulas aos 6, 9, 13 e 16 dias após a semeadura. Entre todos os genótipos foi observada uma redução de 11,2% de emergência de plântulas quando infestados com um percevejo e de 19,5 % com dois percevejos. As maiores reduções de emergência foram observadas nos genótipos CNA 8598 e CNA 8622, enquanto que o CNA 7830 foi o mais resistente. Pelos resultados concluiu-se que é possível selecionar genótipos de arroz mais resistentes ao O. Pecilus.

PALAVRAS-CHAVE: Praga; inseto; resitência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Suely Chaves

Universidade Católica de Goiás. CEP 74665-510 - Goiânia - GO.

Downloads

Publicado

28-11-2007

Como Citar

CHAVES, G. S.; FERREIRA, E.; GARCIA, A. H. INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO DE Oebalus poecilus (HETEROPTERA: PENTATOMIDADE) NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS EM GENÓTIPOS DE ARROZ (Oryza sativa) IRRIGADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 79–85, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2533. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico