FÓSFORO E INOCULAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NO ESTABELECIMENTO DE MUDAS DE EMBAÚBA (Cecropia pachystachya Trec)

Autores

  • Marco Aurélio Carbone Carneiro
  • José Oswaldo Siqueira
  • Antônio Cláudio Davide

Palavras-chave:

Vegetação nativa, micorriza arbuscular, espécie nativa, mudas, inoculação

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em diferentes doses de P2O5 na formação de mudas de embaúba (Cecropia pachystachya) e no seu estabelecimento em campo. O estudo constou de um experimento fatorial 5x2, sendo cinco doses de P2O5 (zero, 85, 170, 255 e 340 mg.kg-1), aplicadas na ausência e a presença de inoculação com uma mistura de FMA. Foram usados quatro repetições, cada uma composta de doze mudas. As sementes foram semeadas em tubetes com capacidade para 50 cm3 de substrato e mantidas por 120 dias. Após este período, as mudas foram transplantadas para o campo, onde permaneceram por mais 150 dias. Foram determinados durante o período de muda, o diâmetro e a altura aos 60 e 120 dias, a matéria seca da parte aérea (MSPA) e de raízes (MSR) e a colonização micorrízica. Aos 150 dias, foram determinados o diâmetro, a altura, a área foliar, MSPA e o número de mudas sobreviventes. Na formação das mudas, praticamente não houve efeito algum dos fatores estudados, com exceção de um aumento em MSR, nas plantas inoculadas com FMA. No estabelecimento em campo, plantas inoculadas com FMA e com baixas doses de P2O5 apresentaram maior porcentagem de sobrevivência e mudas mais vigorosas. Os resultados sugerem que, em solos de baixa fertilidade e sujeitos a estresse hídrico, as mudas de embaúba devem ser pré-inoculadas com FMA.

PALAVRAS-CHAVE: Vegetação nativa; micorriza arbuscular; espécie nativa; mudas; inoculação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Carbone Carneiro

Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Federal Goiás, Campus Avançado de Jataí.

Downloads

Publicado

08-11-2007

Como Citar

CARNEIRO, M. A. C.; SIQUEIRA, J. O.; DAVIDE, A. C. FÓSFORO E INOCULAÇÃO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NO ESTABELECIMENTO DE MUDAS DE EMBAÚBA (Cecropia pachystachya Trec). Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 119–125, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2296. Acesso em: 16 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico