SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE JENIPAPO (Genipa americana L.)

Autores

  • Mauro Corrêa da Costa
  • Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque
  • Joana Maria Ferreira Albrecht
  • Maria de Fátima Barbosa Coelho

Palavras-chave:

Frutífera tropical, propagação de plantas, Rubiaceae, planta medicinal

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar substratos para crescimento de mudas de jenipapo, em condições de viveiro. Foram usados terra preta, terra preta e casca de arroz carbonizada, nas proporções de 1:1, 1:2 e 2:1; terra preta e esterco bovino, nas proporções de 1:1 e 2:1; terra preta, casca de arroz carbonizada e esterco bovino, nas proporções de 1:1:1 e 1:2:1; terra preta, casca de arroz carbonizada e areia, na proporção de 1:1:1; terra preta, casca de arroz carbonizada, esterco bovino e areia, na proporção de 1:1:1:1. Todos os substratos foram fertilizados com superfosfato simples, na dose de 3,0 kg.m-3 de substrato. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dez tratamentos e três repetições de dez mudas. As características avaliadas foram: altura das mudas, número de folhas, diâmetro basal do caule, massa de matéria seca da raiz e da parte aérea, e relação da matéria seca da raiz/matéria seca da parte aérea. Os substratos à base de terra preta e esterco bovino, na proporção de 1:1, e de terra preta, casca de arroz carbonizada e esterco bovino, na proporção de 1:1:1, proporcionaram maior crescimento às mudas de jenipapo.

PALAVRAS-CHAVE: Frutífera tropical; propagação de plantas; Rubiaceae; planta medicinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Corrêa da Costa

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá – MT, Brasil. E-mail: costa-mc@cpd.ufmt.br;

Downloads

Publicado

06-11-2007

Como Citar

COSTA, M. C. da; ALBUQUERQUE, M. C. de F. e; ALBRECHT, J. M. F.; COELHO, M. de F. B. SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE JENIPAPO (Genipa americana L.). Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 19–24, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2280. Acesso em: 3 ago. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico