DESEMPENHO FÍSICO-MECÂNICO DE SOLO ARGILOSO ESTABILIZADO COM CAL E SILICATO DE SÓDIO VISANDO À APLICAÇÃO EM CONSTRUÇÕES RURAIS

Autores

  • Regis de Castro Ferreira
  • Heloina Teresinha Faleiro
  • Wesley Jorge Freire

Palavras-chave:

Solo-cal, resistência à compressão, estabilização de solos, terra para construção

Resumo

O uso de aditivos químicos em solos destinados à construção civil visa melhorar as suas características mecânicas e o seu comportamento sob a ação da água. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da incorporação ao solo de estabilizantes químicos (cal e silicato de sódio) sobre as propriedades mecânicas de um solo argiloso. Os teores de cal foram de 0%, 6% e 10%, e a dosagem de silicato de sódio foi de 4%. O solo foi submetido a ensaios de caracterização a fim de se determinar seus principais índices físicos. Foram moldados corpos-de-prova cilíndricos com 127 mm de altura e 100 mm de diâmetro, os quais foram curados em câmara úmida por 7, 28 e 56 dias. Após cada período de cura os corpos-de-prova foram submetidos ao ensaio de compressão simples. O ensaio de absorção de água foi realizado aos sete dias. Somente o teor de 10% de cal associada ao silicato de sódio permitiu atingir o mínimo de resistência exigido pela norma para tijolos de solo-cimento, e em termos de capacidade de absorção total, nenhum tratamento atingiu os valores recomendados por essa norma. Os resultados sugerem um uso promissor do silicato de sódio com vistas à melhoria das propriedades físico-mecânicas relacionadas à resistência e à durabilidade de solos destinados à construções rurais.

PALAVRAS-CHAVE: Solo-cal; resistência à compressão; estabilização de solos; terra para construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis de Castro Ferreira

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, C.P. 131. E-mails: rcastro@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

30-10-2007

Como Citar

FERREIRA, R. de C.; FALEIRO, H. T.; FREIRE, W. J. DESEMPENHO FÍSICO-MECÂNICO DE SOLO ARGILOSO ESTABILIZADO COM CAL E SILICATO DE SÓDIO VISANDO À APLICAÇÃO EM CONSTRUÇÕES RURAIS. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 191–198, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2222. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico