PRÉ-MELHORAMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE MELANCIA COM SISTEMA MISTO DE REPRODUÇÃO

Autores

  • Maria Aldete Justiniano da F. Ferreira
  • Manoel Abílio de Queiróz
  • João Batista Duarte

Palavras-chave:

Citrullus lanatus, germoplasma, depressão endogâmica, cor da polpa, teor de açúcar

Resumo

A melancia, introduzida na região Nordeste do Brasil durante a escravatura, apresenta grande variabilidade genética, sendo importante o emprego de seu germoplasma em programas de pré-melhoramento. Este trabalho visou promover o prémelhoramento de uma população, sintetizada pelo cruzamento entre um acesso coletado no Nordeste e uma variedade comercial. As progênies, obtidas de polinização livre e de autofecundação, foram avaliadas no campo com respeito à: produção e número de frutos por planta; peso, diâmetro longitudinal, diâmetro transversal e formato de fruto; espessura, cor e teor de sólidos solúveis da polpa; número e peso de cem sementes. O potencial da população em produzir linhagens promissoras foi avaliado conforme o grau de depressão endogâmica e a resposta para os caracteres produção de frutos por planta, cor e teor de sólidos solúveis da polpa. A maioria das progênies foi superior às testemunhas para os caracteres relacionados à produção de frutos. Em média, a depressão endogâmica não foi drástica, contudo em algumas progênies obteve-se um efeito equivalente ao que ocorre em populações de espécies estritamente alógamas. Em 9,4% das progênies de polinização livre, a produção de frutos por planta, o teor de sólidos solúveis e a cor da polpa, foram superiores à média da população.

PALAVRAS-CHAVE: Citrullus lanatus; germoplasma; depressão endogâmica; cor da polpa; teor de açúcar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aldete Justiniano da F. Ferreira

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Caixa Postal 02372, 70770-900 Brasília-DF. E-mail: aldete@cenargen.embrapa.br

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

FERREIRA, M. A. J. da F.; QUEIRÓZ, M. A. de; DUARTE, J. B. PRÉ-MELHORAMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE MELANCIA COM SISTEMA MISTO DE REPRODUÇÃO. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 131–139, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2153. Acesso em: 15 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico