COMPORTAMENTO DO FUNGO Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa EM SUBSTRATO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO

Autores

  • Yvo de Carvalho UFG
  • Carluce Gomes de Sá e Carvalho UFG

Resumo

Nesse trabalho procurou-se observar o efeito de diversas substâncias nitrogenadas sobre o crescimento miceliano, esporulação e aspectos morfológicos das colônias do fungo Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa em substrato sólido. Usou-se um substrato sintético como meio-básico e a este se adicionou peptona, metionina, asparagina, nitrato de sódio ou salicilato de amônia, conforme o tratamento. A testemunha não recebeu qualquer fonte de nitrogênio. Concluiu-se que a peptona foi o melhor tratamento para esporulação e crescimento miceliano, seguindo-se a asparagina que foi eficiente na indução da esporulação. O salicilato de amônia exerceu efeito inibidor do crescimento vegetativo e da esporulação do fungo. Para produção de inóculo, a curto prazo, recomenda-se o uso da peptona como fonte de nitrogênio. Foram observadas diferenças na pigmentação, bordos e densidade das colônias. A esporulação, embora abundante em substratos contendo peptona e asparagina, ocorreu em forma de verdadeiras massas localizadas de conídios na primeira, e como conídios dispersos na segunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2007

Como Citar

CARVALHO, Y. de; CARVALHO, C. G. de S. e. COMPORTAMENTO DO FUNGO Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa EM SUBSTRATO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO. Pesquisa Agropecuária Tropical, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2150. Acesso em: 13 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigo Científico