Linguagem: Estudos e Pesquisas

A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação Stricto  Sensu - Mestrado em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão que se propõe a ser um espaço de divulgação de pesquisas das áreas de Letras, Linguística e Artes.

Imagem para capa da revista

CHAMADA DE ARTIGOS PARA 2015

A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Estudos da Linguagem da Unidade Acadêmica Especial em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, convida interessados a submeterem propostas de artigos ao Dossiê temático “Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos”. Aceita, ainda, artigos de temática livre e resenhas. As normas e demais diretrizes estão disponíveis em http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep.

 

 

Vol. 19, n. 2

Dossiê: Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos.

Editoras deste número:

Profa. Dra. Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida (Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem - UFG/Regional Catalão)

Profa. Dra. Neuza Zattar (Programa de Mestrado em Linguística – UNEMAT/ Cáceres)

Profa. Dra. Maria do Rosário Albuquerque Barbosa (Programa de Mestrado Profissional em Letras / PROFLETRAS - UPE/Campus Mata Norte)

Ementa: Os estudos linguísticos e literários ultrapassam as barreiras geográficas e teóricas pela investigação de problemas da linguagem em seus contextos de produção. É na e pela linguagem que se pode, não apenas expressar ideias e conceitos, mas significar como um comportamento pode ser compreendido. No campo do ensino de línguas, investigações acerca da linguagem têm norteado movimentos e provocado mudanças em muitas posturas docentes, partindo da investigação de questões linguísticas para se compreenderem problemas do cotidiano de sala de aula. Mais ainda, as pesquisas que tratam das trocas simbólicas que permitem a comunicação, as descrições da gramática abrangendo a observação dos usos e interações oferecendo uma sistematização dos processos que dirigem a construção dos enunciados têm tido um papel fundamental na compreensão das relações humanas e, consequentemente, uma compreensão do papel da linguagem no contexto mundial. Estudos refletem a heterogeneidade em torno dos conceitos básicos que sustentam a linguística e a linguística aplicada enquanto campos do saber. É, nesse enfoque, que a Revista Linguagem: estudos e pesquisas propõe o segundo número do volume 19, com o Dossiê - Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos; aceita, ainda, artigos para as seções de Temática livre, Resenhas e Entrevistas. Este número representa uma parceria entre os três programas de pós-graduação, a saber, Mestrado em Estudos da Linguagem (UFG/Regional Catalão), Mestrado em Linguística (UNEMAT/Cáceres) e Mestrado Profissional em Letras (UPE/Campus Mata Norte) e acolherá estudos originais inéditos, preferencialmente de alunos e professores vinculados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, do Brasil e do exterior.

Formas de submissão: os interessados devem acessar a página da revista (http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep), efetuar cadastro de usuário como autor e seguir os passos ali descritos para a submissão, em Diretrizes para Autores. Os autores devem, ainda, enviar o texto para os e-mails fabiolasartin@gmail.com ou fabiolasartin@ufg.br.

 

Prorrogação dos prazos

  1. Recebimento de artigos para a avaliação: 30 de agosto de 2015
  2. Emissão de pareceres aos autores: 30 de setembro de 2015
  3. Disponibilização, para os autores, da prévia da publicação: 10 de novembro de 2015
  4. Publicação: 30 de novembro de 2015

 

 

 

 

 

 

 

.......................................................................................

O número conta com uma seção de tema livre, em que são publicados artigos de diversas abordagens sobre a área de Letras e Linguística. Há ainda espaço para resenhas, traduções e entrevistas pertinentes à área da revista.

Notícias

 

Volume 17, nºs 1 e 2 - 2013

 
Informamos aos nossos leitores que o volume 17, nº1 e o volume 17, nº 2 encontram-se publicados na versão online e em fase de impressão. Desde já, agradecemos a todos as contribuições.  
Publicado: 2013-11-28
 
Outras notícias...