A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: UMA PESQUISA DE SÍNTESE SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE PROFESSORES, NOVAS MÍDIAS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EMERGENTES NA ESCOLA

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28790

Palavras-chave:

Cultura digital, Formação Continuada de Professores, Inclusão Digital

Resumo

O artigo apresenta os resultados der uma Pesquisa de Síntese centrada na identificação de fatores suscetíveis de impulsionar a inclusão digital de professores em serviço. Quatro dissertações de mestrado, realizados entre os anos de 2011 e 2013, deram forma à investigação metanalítica e seus resultados são aqui apresentados, discutidos e contextualizados. As conclusões gerais apontam que determinados fatores de promoção da inclusão digital de professores em exercício (imersão e alfabetização computacional) devem ser priorizados em detrimento de outros (mobilização e instrumentação). O artigo sinaliza para a complexidade da formação continuada de professores, especialmente quando se trata da construção e do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes com relação às novas mídias e às manifestações culturais emergentes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília

Professor Associado do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

LACERDA SANTOS, G. A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: UMA PESQUISA DE SÍNTESE SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE PROFESSORES, NOVAS MÍDIAS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EMERGENTES NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 529–543, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28790. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28790. Acesso em: 29 mar. 2024.