Avaliação da depressão e do estilo de vida de idosos hipertensos

Autores

  • Amanda Miranda Silva Universidade José do Rosário Vellano
  • Débora da Silva Faria Universidade José do Rosário Vellano
  • Gema Galgani de Mesquita Duarte Universidade José do Rosário Vellano
  • Eugênia Velludo Veiga Universidade Estadual de São Paulo
  • Patrícia Costa dos Santos da Silva Universidade José do Rosário Vellano

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.17034

Palavras-chave:

Hipertensão, Depressão, Estilo de Vida, Idoso.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.17034 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.17034.

 

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar a associação da depressão com o estilo de vida em idosos hipertensos atendidos em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, localizada no Sul de Minas Gerais. Pesquisa quantitativa, analítica, com 102 idosos hipertensos, aos quais se aplicou entrevista para verificar perfil, questões relacionadas à saúde, depressão, atividade física, etilismo e tabagismo, no período de junho a julho/2011. Utilizou-se o Teste Exato Fisher para a realização da análise estatística. Verificou-se que 73 (71,5%) eram mulheres; 28 (27,45%) tinham de 60-65 anos; 44 (43,1%) apresentaram sintomas de depressão; seis (5,9%) foram classificados como sedentários; 25 (24,5%) consomem bebida alcoólica e 14 (13,7%) são tabagistas. Pôde-se concluir que os idosos hipertensos apresentam sintomas depressivos em uma porcentagem superior àquela encontrada na população geral, entretanto não houve diferença estatisticamente significativa ao associar as variáveis relacionadas ao estilo de vida com a depressão.

Descritores: Hipertensão; Depressão; Estilo de Vida; Idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Miranda Silva, Universidade José do Rosário Vellano

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Alfenas, MG, Brasil. E-mail: amanda-enfermagem1@hotmail.com.

Débora da Silva Faria, Universidade José do Rosário Vellano

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da UNIFENAS. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: deborasfaria@hotmail.com.

Gema Galgani de Mesquita Duarte, Universidade José do Rosário Vellano

Psicóloga, Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora da UNIFENAS. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: gemagalgani1@gmail.com.

Eugênia Velludo Veiga, Universidade Estadual de São Paulo

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: evveiga@eerp.usp.br.

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade José do Rosário Vellano

Enfermeira, Mestre em Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da EERP/USP. Professora da UNIFENAS. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: patriciacostaunifenas@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

1.
Silva AM, Faria D da S, Duarte GG de M, Veiga EV, da Silva PC dos S. Avaliação da depressão e do estilo de vida de idosos hipertensos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 24º de setembro de 2021];15(2):368-74. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/17034

Edição

Seção

Artigo Original