APROXIMAÇÕES EXPLORATÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE: ADVERSIDADES DE UM CURRÍCULO

  • Cristina Borges de Oliveira

Resumo

Este texto pretende elaborar uma reflexão à respeito da relação sociedade- educação – Educação Física e as adversidades de um currículo. Para tanto, vamos inicialmente contextualizar o atual momento histórico vivenciado pela sociedade humana, desvelando o desenvolvimento das teorias pedagógicas presentes na educação brasileira de um modo geral; em um segundo momento, apresentar alguns elementos acerca da adesão da Educação Física Escolar à teoria histórica-crítica da Educação, pela via da da proposta crítico-superadora. Esperamos, assim, evidenciar um “caminhar intelectual “ que nos permita realizar a síntese necessária e fundamental para a compreensão da Educação e da Educação Física no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Educação - Educação Física - Currículo - Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-11-2006
Como Citar
Borges de Oliveira, C. (2006). APROXIMAÇÕES EXPLORATÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE: ADVERSIDADES DE UM CURRÍCULO. Pensar a Prática, 4, 99-114. https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.79
Edição
Seção
Artigos Originais