MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO - REFLETINDO SOBRE NOSSAS REFLEXÕES: POR ONDE CAMINHAMOS?

Autores

  • Victor Andrade de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.75

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a estrutura educacional relacionada com a exigência de um trabalho de conclusão de curso na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). O artigo está inserido no esforço de catalogação e publicação dos resumos das monografias apresentadas no curso de bacharelado de Educação Física da EEFD/UFRJ. Ao rever, recuperar, catalogar e analisar as monografias apresentadas, não se está exatamente interessado em discutir as direções teórico-metodológicas desses estudos. Pretende-se, neste artigo, abordar os problemas de concepção e de ordem operacional que existem ao redor da exigência de apresentação de uma monografia. Ao mapear tais problemas, buscamos, a partir do caso da EEFD/UFRJ, abrir uma linha de diálogo e contribuir com outros colegas e outras instituições que desejem pensar e repensar a importância das monografias, que, mais do que uma exigência cartorial, deveriam ser compreendidas como um retrato da forma com a qual a pesquisa é considerada no âmbito da formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa-Formação profissional-Monografia.

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Publicado

15-11-2006

Como Citar

de Melo, V. A. (2006). MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO - REFLETINDO SOBRE NOSSAS REFLEXÕES: POR ONDE CAMINHAMOS?. Pensar a Prática, 4, 31–45. https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.75

Edição

Seção

Artigos Originais