PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE E A SUA CULTURA DOCENTE: AS INTERCONEXÕES ENTRE OS SABERES DA BASE PROFISSIONAL E O CAMPO DISCIPLINAR

Autores

  • José Ângelo Gariglio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.172

Resumo

Este trabalho inscreve-se no âmbito dos estudos que se interessam pelo processo de constituição dos saberes docentes. O estudo relata de forma sintética uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de três professores de Educação Física. Para tanto, procura analisar qual a relação existente entre processo de construção dos saberes profissionais necessários ao ensino e componente curricular ensinado. Desse modo, o estudo revela que os saberes docentes expressam a peculiaridade de missões educativas e contextos de trabalho e aponta para a existência de culturas docentes particulares, estruturadas num espaço de atuação profissional rico em diversidade (de conteúdos). Como conclusão, mostra que conteúdo e pedagogia são partes de um corpo indistinto de compreensão. PALAVRAS-CHAVE: saberes docentes – socialização profissional – educação física

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

ÂNGELO GARIGLIO, J. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE E A SUA CULTURA DOCENTE: AS INTERCONEXÕES ENTRE OS SABERES DA BASE PROFISSIONAL E O CAMPO DISCIPLINAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 249–266, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.172. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/172. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais