HÁBITOS DE ATIVIDADE FÍSICA E LAZER DE ADOLESCENTES

  • Thiago Sousa Matias Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Martina Kieling Sebold Barros Rolim Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Camilie Pacheco Schmoelz Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Alexandro Andrade Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Palavras-chave: Atividade Motora, Atividades de Lazer, Adolescente.

Resumo

Este estudo analisou os hábitos de atividade física e lazer de 216 adolescentes (16,2 ± 1,1 anos) estudantes de um Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina através do Questionário de Atividades Físicas Habituais (NAHAS, 2001) e do Questionário de Auto-avaliação do Estilo de Vida (ROLIM, 2007). Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de student e Qui-quadrado, a= 0,05. As atividades físico-esportivas preferidas pelos adolescentes no lazer são os esportes coletivos (33,0%). Meninos preferem mais ao futebol (44%) e meninas à caminhada (35,7%). Mais da metade das atividades de lazer (56,8%) de caráter sedentário, entretanto os adolescentes ativos optam mais pelo lazer ativo que os sedentários (p=0,000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sousa Matias, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Mestre. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, do CEFID/UDESC.
Martina Kieling Sebold Barros Rolim, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Mestre. Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, do CEFID/UDESC.
Camilie Pacheco Schmoelz, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Professora de Educação Física. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, do CEFID/UDESC.
Alexandro Andrade, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Doutor. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Pesquisador. Bolsista de Produtividade Cnpq. Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, do CEFID/UDESC.
Publicado
24-09-2012
Como Citar
Matias, T. S., Rolim, M. K. S. B., Schmoelz, C. P., & Andrade, A. (2012). HÁBITOS DE ATIVIDADE FÍSICA E LAZER DE ADOLESCENTES. Pensar a Prática, 15(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14744
Seção
Artigos Originais