A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO PERMANENTE DA POLÍTICA CURRICULAR

  • Márcia Rejane Vieira Guimarães Faculdades Atlântico Sul
Palavras-chave: Currículo, Educação Física, Séries Iniciais, Hierarquia de Saberes

Resumo

O referido estudo buscou compreender como a Educação Física vem se constituindo como componente curricular, na hierarquia dos saberes, no currículo das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Pelotas/RS, após o processo de discussão e construção do Projeto Político-Pedagógico, Plano de Estudos e Regimento Escolar. É uma pesquisa qualitativa e concluí que a escola, por meio de seus agentes transforma, reorganiza e modifica as políticas oficiais e também não oficiais. A escola encaminha suas políticas de acordo com sua visão de educação; o processo de disputa na construção e implementação de políticas curriculares em seu âmbito não é fixo e fechado, estando envolvido em constantes relações de poder.

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Biografia do Autor

Márcia Rejane Vieira Guimarães, Faculdades Atlântico Sul

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1989); Especialização (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Na rede pública, é professora efetiva do ensino fundamental pela Prefeitura Municipal de Pelotas; Prefeitura Municipal do Capão do Leão e Professora da Faculdade Atlântico Sul no curso de Licenciatura em Educação Física, nos componentes curriculares Ginástica Escolar e Núcleo de Estudos e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação Física Escolar em todos os níveis da Educação Básica, Supervisão Pedagógica de Ensino, Arbitragem de Futebol de Campo e de Salão, Ginástica, Projetos de Dança Educativa e Cursos de Formação de Professores, atuando atualmente principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Estudos no campo do Currículo e Profissionalização Docente.

Publicado
15-08-2008
Como Citar
Guimarães, M. R. V. (2008). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO PERMANENTE DA POLÍTICA CURRICULAR. Pensar a Prática, 11(2), 179 - 187. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.1464
Seção
Seção Livre