A masculinidade e a ideologia: a socialização masculina DOI 10.5216/o.v13i2.23404

Autores

  • Gabriel Ferreira de Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Josías Vicente de Paula Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23404

Palavras-chave:

ideologia, gênero, masculinidade, masculinidade marginalizada, patriarcado

Resumo

Resumo: Pretendemos, no presente artigo, refletir sobre a relação da ideologia, socialização e a masculinidade. Nosso referencial teórico para o conceito da ideologia se apoia em Marx, Mészáros e Lukács; é a partir desses pensadores que pretendemos dialogar com os estudos sobre o feminismo, a masculinidade e os gêneros em geral, pois pensamos que a influencia desses três elementos pode assumir aspectos mais danosos para as mulheres e outros gêneros nas populações mais carentes da sociedade. Com referencias a estatísticas sobre violência contra mulher e pesquisas qualitativas sobre sexualidade, paternidade e violência, pretendemos confirmar que o resultado de tal analise é de que a baixa instrução e a desigualdade social acentuada (principalmente no Brasil) representam um perigo para os gêneros dominados. Dessa forma, também será possível reafirmar que o conceito de masculinidade marginalizada pode ser observado na sociedade permitindo uma melhor apreensão dos diferentes tipos de masculinidades possíveis na nossa cultura e em tantas outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira de Brito, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do grupo de estudos marxista GEMARX.

Josías Vicente de Paula, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Doutourou-se pelo PPGS da UFPB em 2012. Atualmente é Professor Adjunto da UFRPE.

Downloads

Publicado

16-02-2014

Como Citar

Brito, G. F. de, & Paula, J. V. de. (2014). A masculinidade e a ideologia: a socialização masculina DOI 10.5216/o.v13i2.23404. OPSIS, 13(2), 173–188. https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23404

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades