Masculinidades em jogo na América Portuguesa: a expedição de Pero Coelho de Sousa em 1603 DOI 10.5216/o.v13i2.23373

Autores

  • Mário Martins Viana Júnior Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23373

Palavras-chave:

Masculinidade, gênero, identidade, América portuguesa.

Resumo

Neste artigo buscamos investigar algumas das contingências, transformações e invenções acerca dos aspectos de masculinidades envoltos nas trajetórias dos indivíduos que se lançaram nas atividades de conquista e colonização das capitanias do Norte da América portuguesa, durante o final do século XVI e início do século XVII, conferindo atenção especial à capitania do Siará e à expedição do capitão mor Pero Coelho Sousa, iniciada em 1603. Para tanto, analisamos relações, expectativas e comportamentos de alguns dos homens que ocuparam os principais ofícios de Sua Majestade e desenvolveram práticas de governança no Estado do Brasil, principalmente quando deliberaram sobre os avanços pelo Rio Grande, Paraíba, Siará, Piauí e Maranhão. Sob uma matriz teórica dos estudos de gênero e de masculinidades, intentamos analisar a invenção de identidades masculinas para o contexto assinalado, problematizando os elementos de identificação e diferenciação existentes entre os homens. Metodologicamente, procedemos à investigação de fontes oficiais, a exemplo de cartas, decretos e chancelas régias, além de regimentos, autos e certidões salvaguardados tanto em equipamentos brasileiros como em instituições portuguesas. Realizamos ainda a análise de livros de crônicas e memórias de religiosos e de alguns dos próprios sujeitos que se aventuraram nas atividades de conquista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Martins Viana Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência em História do Brasil Colonial e República. Desenvolveu estudos na área de gênero, com foco em história das mulheres e masculinidades.

Downloads

Publicado

16-02-2014

Como Citar

Viana Júnior, M. M. (2014). Masculinidades em jogo na América Portuguesa: a expedição de Pero Coelho de Sousa em 1603 DOI 10.5216/o.v13i2.23373. OPSIS, 13(2), 150–172. https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23373

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades