A ciência da história e o ensino de história: aproximações e distanciamentos DOI 10.5216/o.v11i1.13021

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v11i1.13021

Palavras-chave:

Ciência da História, Escrita da História, Ensino de História.

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre a ciência da História e o ensino de História. Nesse sentido, algumas questões tornaram-se recorrentes: Quais as perspectivas de aproximação da ciência da História com o ensino de História? O que diz a proposta curricular para o ensino de História? Na procura de respostas às referidas inquietações, podem ser consideradas importantes as obras de Rusen (2007), e Deleuze e Guatarri (1995). Palavras-Chave: Ciência da História. Escrita da História. Ensino de História. ABSTRACT: This study has the objective to reflect about the relations between History science and History teaching. In this context, some questions are brought about: Which are the perspectives to put together History science and History teaching? What does the curricular proposal says about History teaching? Searching for answers to these questions, Rusen, Deleuze and Guatarri should be considered. Keywords: History Science. History writing. History teaching

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, UFU

Professor de História, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

02-09-2011

Como Citar

Silva Júnior, A. F. (2011). A ciência da história e o ensino de história: aproximações e distanciamentos DOI 10.5216/o.v11i1.13021. OPSIS, 11(1), 287–304. https://doi.org/10.5216/o.v11i1.13021