Edição Atual

v. 20 n. 2 (2020): OPSIS
					Visualizar v. 20 n. 2 (2020): OPSIS

Às leitoras e leitores,

Diante da maior crise sanitária da nossa época, a Revista Opsis apresenta mais uma publicação de estudos e reflexões que, direta ou indiretamente, referem-se a temas de interesse que crescentemente são debatidos nestes tempos de isolamento social.

Acreditamos que a universidade é um lugar de lutas sociais e ideológicas, e nesse sentido, num momento em que a ciência é questionada, os direitos conquistados são atacados e a academia é desacreditada por vários setores da sociedade, a revista Opsis espera contribuir para o debate com artigos que colaborem com o pensamento crítico e enriquecimento teórico.

Um aspecto fundamental a ser considerado nesse contexto, é a intensificação dos desafios para a produção científica. Numa conjuntura tão complexa, imprevisível e instável, inúmeros são os obstáculos que se apresentam, tais como, a suspensão das atividades acadêmicas, a adaptação ao ensino remoto temporário, falta de acesso aos arquivos e bibliotecas, além de inúmeras outras questões de ordem política, econômica e social.

Tudo isso reverbera sobremaneira na publicação dos periódicos acadêmicos, tal como em nossa revista. Ademais, estamos no momento da transição da autonomia e fundação da Universidade Federal de Catalão, criada pela lei 13.634 de 20 de março de 2018. A UFCAT é fruto de um longo esforço coletivo composto por professores, alunos, técnicos e comunidade. A separação da Universidade Federal de Goiás é sem dúvida uma grande conquista para o cenário educacional brasileiro, entretanto carrega dificuldades próprias da sua natureza complexa. No caso desta revista, isso se revela na falta de recursos financeiros, bem como a falta de técnicos, revisores, diagramadores e demais profissionais especializados, essenciais na produção e publicação de uma edição.

Apesar das adversidades a Opsis continua firme em seu propósito de ser um espaço de divulgação de pesquisas e da produção historiográfica, sem se pautar meramente nos indicadores de desempenhos e sistemas de medição, mas fundamentalmente, na produção de conhecimento histórico de qualidade.

Desejamos a todos e todas, uma boa leitura!

Obra da capa: Eclipse, 1954. Antônio Bandeira, óleo sobre tela 46 x 55 cm. Acervo Banco Itaú.

Publicado: 15-05-2021
Ver Todas as Edições
A revista, classificada como QUALIS nacional B1, está cadastrada junto às seguintes portais e bases indexadoras de periódicos:

Diadorin Academic Journal Database
DOAJ – Directory of Open Acess Journals
GeoDados
Latindex Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal
Periódicos da Capes
Portal do SEER
Sumários de Revistas Brasileiras
A OPSIS está aberta à contribuições de docentes e pesquisadores(as) nas áreas de Ciências Humanas e Artes. Apoio PROAPUPEC/UFG, DEPECAC/CAC/UFG ISSN (eletrônico): 2177-5648