É com grande satisfação que apresentamos à comunidade científica do Brasil e do exterior o volume 20, número 1, da História Revista.

Neste volume, publicamos nove contribuições, sendo seis textos no dossiê temático, dois na seção de artigos e uma resenha.

O dossiê temático é dedicado a um debate sobre o Golpe de 1964 e a Ditadura Militar no Brasil, e sua apresentação foi escrita por seus organizadores, David Maciel e João Alberto da Costa Pinto, professores doutores do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás. Os artigos que compõem o dossiê apresentam estudos recentes sobre aspectos diversos do Golpe e da Ditadura Militar e foram escritos por pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino brasileiras.

Na seção de artigos, temos duas contribuições. A primeira aborda a presença de São Jorge nos relatos literários medievais na Coroa de Aragão; a segunda discute o uso da paisagem como fonte histórica.

Por fim, publicamos uma resenha de livro sobre as ideias conservadoras na atualidade.

O Conselho Editorial, agradece aos organizadores do dossiê e aos autores e autoras dos artigos e da resenha pela valiosa contribuição. Desejamos a todos uma excelente leitura.

Adriana Vidotte

Editora

 

 

Publicado: 12-01-2016