IMPACTOS DA ROMANIZAÇÃO EM ALEXANDRIA: ALGUNS DEBATES BIBLIOGRÁFICOS

Joana Campos Clímaco

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar uma breve discussão bibliográfi casobre Alexandria quando foi sujeita ao poder romano em 31 a.C. e deixou de sera sede do reino ptolomaico. Pretende-se destacar alguns debates historiográfi cosmais correntes a respeito do impacto que a "romanização" trouxe para a cidade. Onovo comando representou uma ruptura ou continuidade na vida social e políticada cidade? As mudanças que Augusto instituiu foram especifi cas para o Egito? Essassão algumas questões polêmicas que os comentadores de Alexandria têm analisado.A intenção aqui, portanto, é investigar esse novo momento da história alexandrinasob a ótica dos modernos.    

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v14i1.8179


História Revista - Revista da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.
Endereço: Universidade Federal de Goiás - Faculdade de História - Campus II - Goiânia - Goiás. Cep.: 74001-970. Fones: 55 (62) 3521 1463 e 3521 1130. Fax: 55 (62) 3521 1033. E-mail: historiarevista.ufg@gmail.com

Logotipo do IBICT

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br.

 

Visitantes: contador de visitas