Educação & emancipação pela agência dos movimentos sociais de sexualidade e de gênero

notas para uma pedagogia da diferença

Autores

  • Aguinaldo Rodrigues Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana (UFMS - Aquidauana), Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil, aguinaldorod@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2398-8088
  • Robson Pereira da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis, Higienópolis, São Paulo, Brasil, robson_madonna@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-6517-0842
  • Antonio Ricardo Calori de Lion Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Franca, São Paulo, Brasil, antonio.lion@unesp.br https://orcid.org/0000-0001-6746-2240

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66543

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre os movimentos sociais que pautam as questões de gênero e sexualidade, enquanto uma luta por direitos e contra as opressões, sobretudo no que se refere às suas agências na contribuição para uma pedagogia que emancipe sujeitas/os. A partir de conceitos-chave, como "machocracia" e "pedagogia da diferença", é discutido os caminhos pelos quais os movimentos LGBTQIA+ e transfeministas corroboram para o campo da política na conquista de direitos, fazendo-se valer de importantes diálogos de pensadoras/es na crítica aos sistemas excludentes e opressores, pontuando as agências dos movimentos como importantes vozes e ações necessárias ao enfrentamento das violências e injustiças sociais

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Biografia do Autor

Aguinaldo Rodrigues Gomes , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana (UFMS - Aquidauana), Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil, aguinaldorod@gmail.com

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Aquidauana) atuando no curso de História e no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult). Colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Membro do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens - LEDLin. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408519048864585.

Robson Pereira da Silva , Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis, Higienópolis, São Paulo, Brasil, robson_madonna@hotmail.com

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador de Pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens - LEDLin, do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU) e membro associado da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5608673598392485.

Antonio Ricardo Calori de Lion, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Franca, São Paulo, Brasil, antonio.lion@unesp.br

Doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Membro do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens - LEDLin (UFMS/Aquidauana). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8651248987276573.

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Publicado

28-12-2020

Como Citar

Gomes , A. R. ., Silva , R. P. da ., & Lion, A. R. C. de. (2020). Educação & emancipação pela agência dos movimentos sociais de sexualidade e de gênero: notas para uma pedagogia da diferença. História Revista, 25(3), 06–31. https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66543