A violência social e o genocídio da juventude negra do brasil

Autores

  • Pedro Barbosa Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, cosmocratico@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66222

Resumo

No presente artigo, procuraremos contribuir para o debate sobre a violência contra a juventude negra e pobre do Brasil correlacionado sua condição social ao preconceito, racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. Neste contexto, a reflexão sobre essa violência, que segundo os dados estatísticos já se configuram como forma de genocídio explicito contra esse segmento social, leva-nos a manifestar como pesquisador no âmbito da academia no sentido de apontar algumas causas que em nosso entendimento ilustram esse quadro perverso e caótico contra a população que denominamos de “afro-brasileira” (pretos e pardos) ou juventude negra e pobre (tratamento que daremos as vítimas dessa tragédia social). Como resultados esperados, objetivamos ampliar esse debate no espaço acadêmico apontando algumas hipóteses sobre as origens das causas da violência e do genocídio contra a juventude negra e pobre e, simultaneamente, apontaremos alguns caminhos encontrados para superação dessa problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Barbosa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, cosmocratico@gmail.com

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal de Jataí. Atua nas áreas de pesquisas em História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação em Direitos Humanos. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2008), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2014). É Pós-Doutor em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás/UFG (2020).

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Barbosa, P. (2020). A violência social e o genocídio da juventude negra do brasil. História Revista, 25(3), 146–166. https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66222