A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire

uma reflexão sobre consciência histórica

Autores

  • Rodrigo de Oliveira Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG-Senador Canedo), Senador Canedo, Goiás, Brasil, teachershistoria@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-9961-6312

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66073

Resumo

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Goiás (Campus Senador Canedo) tendo como objetivo fazer uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire, sobretudo quanto a contribuição que esse intelectual oferta ao exercício da Teoria e Ensino de História. E nesse sentido, compreender como os historiadores podem utilizá-lo como um valioso aporte para as reflexões em torno da ciência histórica e seu ensino, tomando como premissa a possibilidade se construir com uma relação pedagógica que visa transformação dos indivíduos em sujeitos autônomos e livres intelectualmente em relação com o mundo. Essa visão sobre a relação de ensino-aprendizado inscrita nas reflexões de Paulo Freire tem como ponto de partida a própria vida dos sujeitos envolvidos nesse processo, ou, em outras palavras, a história de vida daqueles que se apresentam dentro desse processo objetivando por meio da educação sua própria constituição de humanização. De modo objetivo, a proposta central desse trabalho é, portanto, o de investigar como essa potencialidade acerca de como o pensamento de Paulo Freire contribui para o próprio processo de desenvolvimento da consciência histórica dos envolvidos no campo pedagógico pela via da historicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG-Senador Canedo), Senador Canedo, Goiás, Brasil, teachershistoria@hotmail.com

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Geografia pela Universidade Brasília (UnB), especialista em História Cultural e Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia (Instituto Claretiano). Professor do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Senador Canedo.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

OLIVEIRA SOARES, R. de. A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire : uma reflexão sobre consciência histórica . História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 191–206, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i3.66073. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/66073. Acesso em: 29 mar. 2024.