Gênero, Sexualidade e Educação Sexual

apontamentos sobre um campo epistemológico em ascensão

Autores

  • Francinaide de Lima Silva Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus João Câmara (IFRN- João Câmara), João Câmara, Rio Grande do Norte, Brasil, francinaidesilva@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9091-8055
  • Andrezza Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, andrezza.tavares@ifrn.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64162

Resumo


O artigo versa acerca da análise das relações entre Gênero, Sexualidade e Educação Sexual enquanto categorias fundantes de um campo epistemológico em ascensão. Para tanto, empreende-se uma interlocução com Bergamo e Bernardes (2006), Bourdieu (2001), Ciavatta (1995) e Saviani (2007). Em termos de análise, obtiveram-se dados em repositórios públicos referentes à pesquisa e à comunidade científica no Brasil. A partir de parâmetros bibliométricos com o uso do Software Livre Iramuteq, foi organizado e interpretado o corpus documental constituído por 821 produções acadêmicas do tipo Dissertação e Tese. É válido ressaltar que Gênero, Sexualidade e Educação Sexual constituem um campo científico crescente de produção intelectual em diversas matizes epistemológicos, cujos interlocutores em destaque ainda são Foucault (1999), Scott (1990), Louro (1995; 1997) e Butler (1999). Registra-se ainda um aumento no interesse dos pesquisadores por historicizar, delimitar, demarcar e refletir sobre o campo em diferentes perspectivas, assim como tensões e esforços por sua consolidação em seus diversos âmbitos.

Palavras-chave: História, Epistemologia, Campo Científico.
Gênero, Sexualidade, Educação Sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus João Câmara (IFRN- João Câmara), João Câmara, Rio Grande do Norte, Brasil, francinaidesilva@gmail.com

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus João Câmara (IFRN - João Câmara), e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pela mesma instituição (PPGEP-IFRN). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, com Estágio Doutoral no Exterior/CAPES na Universidade de Lisboa.

Andrezza Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, andrezza.tavares@ifrn.edu.br

Pós-Doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pedagoga, Psicopedagoga e Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

Nascimento, F. de L. S., & Nascimento, A. (2020). Gênero, Sexualidade e Educação Sexual: apontamentos sobre um campo epistemológico em ascensão. História Revista, 25(2), 267–290. https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64162